Guia de qualidade

1623191 10152297187413444 6950417834763194675 n
Bruno Franques
De Bruno
Bruno Franques, sociólogo, mestre em educação, 35
Consultor, nível superior | brunofranques@gmail.com

Bruno Franques é sociólogo, bacharel em Ciências Sociais pela USP. Mestre em Educação pela UFSCar Sorocaba, na linha de pesquisa “Educação, Comunidade e Movimentos Sociais”, com a dissertação “Ecologias. Sobre processos educativos livres e libertários em movimentos sociais pós-modernos”. Cursou também Comunicação Social na FAAP e foi aluno especial do Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação na ECA/USP, na linha de pesquisa Educomunicação. É produtor cultural, pesquisador, educador, cientista social, comunicólogo, designer, artista multimídia, ecologista e ativista social.

Colaborador do Instituto PHYSIS, Educação, Cultura e Ambiente (physis.org.br), da Agência PANGEON: Comunicação Arte e Cultura (pangeon.com.br) e da ENRAÍZE, Soluções Participativas (enraíze.com.br). Articulador Regional da REDE SANS, Rede de Defesa e Promoção da Alimentação Saudável, Adequada e Solidária (redesans.com.br); do NAAC, Núcleo de Agroecologia Apetê Caapuã, da UFSCar Sorocaba (apetecaapua.org.br); do GARFOS, Grupo de Articulação Regional da Feira de Orgânicos de Sorocaba (garfos.org.br), da REDE APA, Articulação Paulista de Agroecologia; do Fórum de Agricultura Familiar da Região de Sorocaba; do Núcleo de Educação Infantil Jardim do LIVRE SONHAR (livresonhar.org.br).

Participa do FSM, Fórum Social Mundial (forumsocialmundial.org.br) em seus encontros internacionais e articula regionalmente etapas locais como o FSSP, Fórum Social São Paulo (forumsocialsp.org.br) e o Fórum Social Sorocaba (forumsocialsorocaba.org.br); do Coletivo Coolmeia, Ideias em Cooperação (coolmeia.org); do programa de televisão Diálogos Comunitários (dcufscar.wordpress.com), da Coalizão por um Brasil livre de usinas nucleares (brasilcontrausinanuclear.com.br); e da Campanha Nacional Contra os Agrotóxicos e pela Vida (contraosagrotoxicos.org).

Seus estudos e pesquisas são interdisciplinares, se relacionam diretamente com sua militância política, social e ambiental, e transitam por diversas áreas do conhecimento, desenvolvendo o pensamento complexo em interfaces e relações entre sociologia, ciências políticas, antropologia, filosofia, educomunicação, comunicação, museologia, ecologia e educação.

Um dos pioneiros do Centro de Memória Audiovisual da TV Cultura/FPA, participou de sua implantação, tendo sido responsável pela concepção, formatação, produção, gestão e execução de projetos em pesquisa, preservação e comunicação de acervos, atividades de ações culturais e participativas. Atendimento e orientação de pesquisas, projetos e atividades educativas.

Mantém o site Pangeon (pangeon.com.br) onde apresenta seu portfólio em design, museologia e educomunicação; o blog brunofranques.wordpress.com onde reúne artigos e informações sobre os projetos que está envolvido; o blog primaveradegaia.wordpress.com onde apresenta e desenvolve ações ligadas à sua pesquisa de mestrado.

Currículo Lattes disponível em: http://lattes.cnpq.br/7648279479259506