Planeta

06/01/2016 10h24

Vale a pena ter um carro elétrico?

Eles são verdadeiras soluções para a redução de poluentes nos grandes centros urbanos, e apresentam vantagens e desvantagens para o consumidor

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Nissan carro eletrico

Eles são verdadeiras soluções para a redução de poluentes nos grandes centros urbanos, e apresentam vantagens e desvantagens para o consumidor

Carros elétricos já não são mais novidades. A utilização desse tipo de veículos é a melhor solução de mobilidade para diminuir as questões relacionadas ao aquecimento global, proveniente da queima de combustíveis fosseis dos atuais automóveis.

Todos querem contribuir para que o planeta seja mais sustentável, agradável e principalmente saudável. Por isso, o aumento da frota de veículos elétricos tende a crescer consideravelmente nos próximos anos. Entretanto, nem tudo são flores, existem vantagens e desvantagens no uso desse tipo de veículo. Quer descobrir quais são? Confira.

Vantagens dos veículos elétricos

Motor Eficiente

Em um carro convencional, ou seja, movido à gasolina, cerca de 40% da energia gasta é perdida apenas com o barulho gerado pelo escapamento. Enquanto um veículo elétrico usa cerca de 0,1 a 0,25 Kw/h por quilômetro, um automóvel movido ao combustível gasta cerca 0,98 Kw/h por quilômetro, ou seja, ele é 4 vezes menos eficiente.

Zero emissões

O veículo elétrico é zero emissões de gases, poluentes e ruído. Ou seja, pode ser considerado uma solução 100% eficaz no que diz respeito à sustentabilidade neste quesito.

Transformação de energia

A energia gerada durante freadas é convertida e usada para recarregar as baterias enquanto o condutor dirige o carro. Dessa forma, é possível carregar as baterias do motor enquanto o carro está rodando normalmente.

Gastos

O gasto com energia para recarga corresponde a um terço do valor de custo do combustível, além do mais, o referente à manutenção com óleo e demais reparos são bem menores, uma vez que os motores elétricos possuem poucas peças móveis.

Redução de impostos e incentivos

Muitos países já dão incentivos e redução de impostos a quem preferir comprar carros híbridos ou elétricos, além de governos oferecerem subsídios para que os modelos entrem de vez no mercado automotivo.

Desvantagens dos veículos elétricos

Baterias

Embora estejam sendo cada vez mais aperfeiçoadas, as baterias de carros elétricos ainda são muito pesadas, além de ter sua vida útil muito baixa, cerca de apenas 200.000 km. Outro problema a ser resolvido é a perda de eficiência dessas baterias em baixas temperaturas.

Autonomia

Ligada diretamente às baterias, a autonomia de carros 100% elétricos ainda é um problema. A de um veículo elétrico fica em torno de 100 a 200 km, pouco menos do que a metade alcançada por um veículo movido a combustível.

Tempo de carga

Existem baterias que podem ser carregadas em casas, porém outras precisam ser carregadas em lugares específicos. Geralmente a carga total leva de 6 a 8 horas para ser atingida, uma verdadeira eternidade quando comparado ao abastecimento com combustíveis tradicionais.

Custos de aquisição

Embora sua manutenção seja muito mais barata quando comparada a carros tradicionais, a aquisição de carros elétricos ainda é muito cara, pois a produção desse tipo de veículo é feita em pequenas séries. O custo das baterias é o principal fator de elevação dos preços desses veículos.

Carros elétricos no Brasil

Em 2016, ficará pronta no Ceará a fábrica da Nanico Car. Ele é um projeto do designer Caio Strumiello e deve ser produzido no Brasil em São Gonçalo do Amarante, cerca de 60km de Fortaleza.

O elétrico brasileiro contará com 2 lugares e um motor de 7,5 kW, o que proporciona cerca de 80 Km de autonomia. Sua bateria será carregada em até 6 horas em tomada convencional e o carro pesará 280 quilos, terá Air bag e freio ABS e atingirá velocidade máxima de 70km/h. Estima-se que o valor será em torno de R$ 20mil.

E você, compraria um carro elétrico? Que tal compartilhar essa matéria com amigos nas redes sociais e dessa forma gerar conteúdo inteligente? Faça que as informações aqui descritas alcancem o maior número de pessoas possível. Compartilhe!

 

X