Beleza

24/10/2019 08h00

Dá para tratar a calvície?

Muitos pacientes têm optado por técnicas e tratamentos naturais.

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
Design sem nome

Dá para tratar a calvície?

A queda de cabelo incomoda homens e mulheres de diferentes idades. Geralmente, está associada a diversos fatores, como: estresse, questões hormonais, genética, doenças de pele, entre outros casos.

O problema afeta a autoestima, e é importante buscar soluções que evitem o avanço do sintoma. Alguns remédios para calvície podem gerar efeitos colaterais, por isso, muitos pacientes têm optado por técnicas e tratamentos com foco mais natural.

Hoje, vamos falar sobre esses procedimentos e como eles podem contribuir para o tratamento da calvície. Continue a leitura e saiba mais! 

A calvície

A queda de cabelo, ou alopecia, tem diferentes classificações e causas: uma delas é a calvície. É preciso entender qual o tipo de queda de cabelo para buscar a solução mais adequada.

A alopécia androgenética, ou calvície, é caracterizada por um afinamento dos fios que, geralmente, acontece a partir do meio da cabeça, gerando entradas na região da testa e falhas na parte de cima. Ela pode ocorrer com homens e mulheres, sendo mais frequente na fase adulta, através de uma predisposição genética.

A perda de cabelo, nesse caso, é permanente, e ainda não há uma cura para isso. Entretanto, alguns procedimentos ajudam a evitar a progressão da calvície e são positivos para a autoestima e a qualidade de vida do indivíduo.

Outros tipos de quedas podem ser ocasionados por doenças, estresse, dermatite seborreica e procedimentos químicos, por exemplo. Em muitos casos, os tratamentos são positivos para melhorar a situação.

Tratamentos naturais para a queda de cabelo

A queda de cabelo precisa ser investigada. Geralmente, o sintoma pode ser resultado de alguma alteração no organismo, como carência de vitaminas e proteínas, desequilíbrio hormonal, infecções etc – e, é necessário acompanhar isso de perto com profissionais especializados, realizando os procedimentos adequados para evitar o avanço do problema.

Em algumas situações, os tratamentos naturais podem ser bons aliados no processo, contribuindo para uma vida mais saudável e para a força e o crescimento dos cabelos. 

Terapia

O estresse pode ser um dos principais motivos para a queda de cabelo. Se não for tratado logo no início, o problema pode se tornar mais grave e difícil de reverter.

O nosso corpo é um sistema bastante complexo, onde tudo está interligado. Ou seja, caso ocorra desequilíbrio em alguma parte, outras podem sofrer mudanças. É o que acontece em situações de alterações emocionais, que podem resultar na queda de cabelo.

Se após o acompanhamento especializado for identificado que não há alterações hormonais, falta de vitamina, excesso de oleosidade ou caspas no couro cabeludo, entre outros fatores, talvez seja necessário investir em um tratamento da saúde mental.

Há, ainda, terapias com uma visão holística que buscam o equilíbrio emocional, mental, físico e espiritual para resolver a situação. A Ayurveda, técnica medicinal indiana, é uma delas. Nesse caso, é feita uma análise do estilo de vida do indivíduo para descobrir fatores que influenciam a queda. Depois, deve-se adotar uma dieta variada com alimentos naturais, massagem no couro cabeludo, aplicação de óleos, entre outros procedimentos.

Plantas medicinais

As plantas medicinais são uma das alternativas que fortalecem os fios e o couro cabeludo, evitando quedas de cabelo. Elas são encontradas em shampoos, condicionadores e tônicos naturais. Em alguns casos, podem ser aplicadas diretamente nos cabelos.

Quando se fala em tratamentos para cabelo, uma das plantas mais conhecidas é a babosa, ou aloe vera. Ela auxilia no caso de infecções de pele no couro cabeludo, que podem causar o desprendimento do fio. Além disso, o uso faz com que o cabelo ganhe força e brilho. O jaborandi e a arnica também são bons aliados para a queda capilar - esse último ainda ajuda no controle da caspa e da oleosidade.

Óleos de linhaça, rícino e coco são outras soluções naturais. Os ativos fornecem mais hidratação, brilho e força para os fios, contribuindo para o crescimento e a aparência deles. 

Alimentação 

Uma alimentação rica em nutrientes como ômega 3, vitaminas B6 e B12, ferro, ajuda a manter a saúde dos fios capilares. Por isso, é importante investir em refeições equilibradas com alimentos de diferentes grupos.

Banana, batata e aveia, por exemplo, são positivos para obter vitamina B6. Salmão, sementes de chia e de linhaça e nozes são ricos em ômega 3. A vitamina B12, por sua vez, pode ser encontrada em carnes, aves, peixes, leites e derivados. Já o ferro, está presente em frutas, vegetais e grãos.

Não há uma cura milagrosa para a calvície e para a queda de cabelo, mas soluções naturais podem contribuir para que você tenha fios mais fortes e saudáveis, auxiliando no tratamento. Busque acompanhamento com profissionais especializados. 

X