Crescimento pessoal

05/06/2019 08h00

Yoga no Mundo

21 de Junho é o Dia Internacional do Yoga. Saiba os benefícios desta prática milenar.

Por Nosso Bem Estar

Nosso Bem Estar
Yoga jun ing 33594 205144

Yoga no Mundo

Você, provavelmente, conhece alguém que pratica yoga, certo? A atividade desperta o interesse de muitas pessoas no Brasil e no Mundo, e pode trazer diversos benefícios para o corpo e a mente.

O yoga surgiu na Índia há milhares de anos, e engloba disciplinas físicas, mentais e espirituais. É visto como uma filosofia e tem como objetivo a manutenção da saúde, a longevidade, a liberdade pessoal e o autoconhecimento.

A palavra yoga deriva de “yuj”, que, em sânscrito, significa ‘unir’ ou ‘integrar’. Por ser escrita com a letra ‘Y’, adquire conotação masculina. Logo, o som da letra ‘O’ é fechado. No Brasil, por escrevermos com a letra ‘I’, a palavra torna-se feminina, porém, mantendo o som fechado da letra ‘O’.

O yoga vai além de um simples exercício físico. Há uma forte integração de técnicas que criam um equilíbrio entre corpo e mente. Com exercícios de respiração, postura e meditação, o praticante consegue alcançar inúmeros benefícios, como bem-estar e maior consciência do corpo.

Quem pode praticar Yoga?

Pessoas de qualquer idade estão aptas. Crianças, adultos, idosos, gestantes, todos podem realizar a atividade e conquistar os benefícios proporcionados por ela.

Em 2014, a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o dia 21 de Junho como o ‘Dia Internacional do Yoga’, medida que incentivou a população mundial a manter um estilo de vida mais saudável.

Já a instituição Yoga Alliance, divulgou um estudo realizado nos Estados Unidos em 2016, e o resultado impressiona: mais de 36 milhões de adultos norte-americanos praticam yoga no país. Pouco mais da metade possui idade acima dos 40 anos, e 72% do total de praticantes são mulheres.

A pesquisa ainda mostrou que os locais preferidos para a prática são: casa, estúdio de yoga, centros comunitários e parques. Contudo, pode ser feito em qualquer espaço, já que esta atividade não exige aparelhos ou grande infraestrutura.

Vai realizar os exercícios em casa? A dica é buscar um professor para conhecer mais sobre o método, e entender como fazer as posturas e as respirações de forma correta.

Yoga na Medicina

O yoga tem ganho espaço na medicina tradicional, sendo utilizado como parte do tratamento de diversas doenças. Pesquisadores do MD Anderson Cancer Center, nos Estados Unidos, concluíram que as técnicas empregadas contribuem para a redução dos níveis de cortisol de algumas doenças, melhorando assim o funcionamento do corpo.

Além disso, o método é aplicado em outras instituições como terapia complementar ao tratamento de depressão, artrose, hipertensão, obesidade e doenças respiratórias. A união entre respiração, meditação e realização de posturas específicas, resulta no auxílio à saúde mental, no aumento da qualidade de vida e bem-estar dos praticantes. O alívio do estresse é um dos principais benefícios. Destacamos também o aumento da sensação de felicidade, gerado pela elevação dos níveis de serotonina.

Praticar yoga, ajuda a melhorar o foco em diferentes momentos da vida. Seja na solução de problemas e na realização de tarefas diárias, pois o método combate a ansiedade e acalma a mente. Logo, o corpo também será beneficiado.

Fica aqui o nosso convite! Conheça o Yoga! Pratique! Se dê este presente. Com certeza, sua vida vai melhorar em todos os sentidos.

Box

Alguns benefícios

  • Flexibilidade
  • Fortalecimento de ossos e músculos
  • Aumento da capacidade pulmonar
  • Melhoria na postura
  • Prevenção de dores na musculatura
  • Diminuição da pressão arterial
  • Redução de doenças cardíacas
  • Aumento da qualidade de sono
  • Promoção do bem-estar
  • Sensação de relaxamento

 

X