Saúde Integral

28/11/2016 10h00

Você já ouviu falar em Acantose?

Conheça mais sobre esse problema de pele e saiba como fazer o tratamento

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Ew

A acantose é caracterizada por manchas escuras e aveludadas na pele

Acantose, ou acantose nigricans, é um termo médico utilizado para caracterizar manchas escuras que surgem principalmente na pele das axilas, no pescoço ou na virilha.  A acantose é um problema de pele, mas não é considerada uma doença. Pode ser sinal de que algo não está bem no organismo, especialmente sinalizando início de diabetes, mas não é uma condição grave por si só.

Mas, afinal, como ela é?

A acantose é caracterizada por manchas escuras e aveludadas na pele. Elas podem aparecer em diversas regiões do corpo, especialmente virilha, pescoço e axilas, mas em qualquer região onde a pele apresenta dobras.

A afecção também pode atingir a pele das articulações dos dedos, lábios, palma das mãos e sola dos pés. Porém, quando isso acontece, a acantose geralmente está presente em pessoas de mais idade, as vezes indicando o surgimento de câncer e é uma situação rara. Neste caso, as manchas se espalham rapidamente pelo corpo, podendo afetar inclusive língua, boca, garganta, nariz e traqueia.

Em alguns casos, também se percebe o surgimento de papilomatose, ou seja, presença de pequenos pedaços de carne na pele, semelhantes a verrugas.

Quais são as causas?

A acantose é um problema de pele que pode estar associado a uma série de doenças. As causas geralmente estão associadas ao tipo de acantose existente. Veja-os abaixo:

  • Associada à obesidade: tipo mais comum, já que a obesidade pode causar resistência à insulina. Assim, pode ou não indicar diabetes, mas sugere o risco de ter a doença;
  • Associada a síndromes: como Síndrome do Ovário Policístico e Síndrome de Cushing. Novamente a acantose indica surgimento de situações, como funcionamento incorreto dos ovários e índice elevado de cortisol (hormônio do estresse), respectivamente;
  • Associada à ingestão de medicamentos: como insulina, corticoides e tratamentos hormonais, incluindo a pílula anticoncepcional e o hormônio do crescimento;
  • Associada ao câncer: quando as manchas malignas se espalham rapidamente pelo corpo, a acantose pode sugerir câncer, normalmente no estômago;
  • Sem nenhuma associação: porém, a acantose pode apresentar manchas escuras no topo das mãos e dos pés mesmo quando não há associação com doenças, sendo uma forma benigna do problema. Nesses casos, a causa pode ser somente a transpiração ou a fricção de pele, já que a afecção atinge comumente regiões que apresentam dobras. Há também relatos de condição hereditária, ou seja, quando familiares já possuem a doença.

Como é feito o diagnóstico?

As manchas apresentadas pelo portador de acantose são bem características, então o médico as diagnosticará a olho nu. Contudo, caso as causas não estejam claras, o profissional de saúde poderá solicitar exames, como de sangue, endoscopia ou raio-X.

Como é feito o tratamento?

Como as manchas características de acantose normalmente sugerem um problema de saúde, deve-se tratar a causa, já que por si só elas não são uma doença. Com a cura estabelecida, as manchas tendem a desaparecer.

O paciente é aconselhado a perder peso, mudar sua rotina ou a administração de medicamentos, dependendo da associação com os fatores, além de receber tratamento para o problema que gerou as manchas escuras e aveludadas.

Entretanto, quando não há nenhuma condição de doença associada, a acantose pode ser tratada com produtos de ação local queratolítica, ou seja, que dissolvem a camada córnea da pele. Exemplos: ácido retinoico, lactato de amônia, ureia ou ácido salicílico. Os produtos conseguem melhorar o aspecto das manchas, com ou sem associação com despigmentadores, que proporcionam clareamento.

Se a extensão das manchas for pequena e não houver associação com doenças, a acantose pode ser tratada por dermoabrasão ou tratamentos a laser. Assim, melhora-se o aspecto pela redução da espessura das manchas.

Se a área coberta por acantose for extensa, pode-se também fazer tratamento via oral, utilizando medicamentos indicados pelo profissional de saúde (geralmente etrenitrato, isotretinoína ou metformina).

É possível prevenir acantose?

Não há formas de prevenção de acantose, mas você pode proteger seu organismo contra as doenças associadas ao problema de pele. Portanto, recomendamos praticar exercícios físicos, ter uma alimentação equilibrada e manter o peso corporal indicado para sua altura.

X